Desenvolvimento da consciência fonológica
Treino da consciência fonémica
Jogo - A cobra e a vaca vão às compras...
Nesta actividade os alunos são levados a desenvolver as capacidades de:
Distinguir palavras com base na observação do som inicial.
Identificar mentalmente o som inicial de cada palavra
Agrupar palavras em função do som inicial.
O professor apresenta à turma duas imagens (cobra e vaca); as crianças imitam o som produzido por cada animal ([sssss]; [mmmm]). As imagens são fixadas no quadro, mas separados (por exemplo, uma de cada lado do quadro).
Os alunos preenchem uma ficha com o respectivo som.
Junto de cada imagem, é colocado um grande saco de papel, aberto.
O professor explica às crianças que os dois animais são muito amigos e resolveram ir às compras juntos.
No entanto, há um pequeno problema: a cobra só pode escolher coisas cujos nomes comecem com o som [s] e a vaca também só pode comprar objectos cujos nomes comecem por [m]!
Para isso, elas vão precisar da ajuda das crianças…
O professor fornece aos alunos uma caixa com imagens; a maioria deverá remeter para palavras com os sons [s] ou [m] mas algumas deverão representar vocábulos iniciados por outros sons ( ).
Um aluno voluntário (ou o professor) encarrega-se de tirar as imagens, uma a uma, do saco e de as mostrar à turma. Os colegas vão dizer a palavra representada, identificar o som inicial e dizer em que saco de compras deve ser inserida.
Exemplo - O voluntário mostra à turma a figura de um sapato; as crianças (i) dizem a palavra, (ii) repetem o som inicial - [s] e (iii) dizem ao voluntário para colocar a imagem no saco de compras da cobra.
No final os alunos desenham as compras de cada animal.