sábado, março 14, 2009

O jogo do Singo
"Aprender a decifrar em português implica aprender a relacionar os sons da língua portuguesa com as letras que os representam.” (Brochura, Decifração, pag.22) "
O ensino da correspondência som/grafema deve ter sempre como alicerces a consciência fonológica, particularmente a consciência fonémica."
(Thompson & Nicholson, 1999, brochura da decifração pag.24)
Objectivos
1- Consolidar a relação som [s] e as letras que o representam;
2- Treinar a memória visual;
3- Associar o som [s] às diferentes grafias.
Material
Cartões com imagens com o som [s];
Para a construção deste loto de sons foram utilizadas 54 imagens diferentes com o som [s] e com grafias diferentes.
Conjunto de palavras com os nomes das imagens (1 conjunto por cada cartão com imagens);
Um conjunto de palavras para colocar no saco do “ cantador"

Antes de iniciar o jogo, os alunos elaboraram uma lista de palavras com o referido som.

Organizam essa lista de palavras nas diferentes categorias.

São distribuídos aos alunos/grupo um cartão com várias imagens com o som [s] e um conjunto com as diferentes palavras das imagens.



A um aluno é atribuída a função de cantador que, vai tirando do saco um cartão com uma palavra e canta-a.

Os alunos procuram o cartão com a palavra cantada e fazem-no corresponder à imagem respectiva.
Ganha o grupo que mais rapidamente conseguir preencher o cartão.
Quando termina o aluno/grupo diz “ Singo”.





No final os alunos realizam uma sopa de palavras, onde tem de encontrar as palavras do jogo.
Desenvolvimento da consciência linguística
Classificação das palavras quanto à pronúncia, grafia e significado (palavras homófonas, homónimas, homógrafas e parónimas)

Leitura, pela professora, do poema “Peguei na serra da Estrela” da Luísa Ducla Soares. Apresentação do poema numa cartolina e devidamente ilustrado.

Exploração oral do poema destaque das palavras com a mesma grafia e com o mesmo som mas com significado diferente.
Com base no destaque destas palavras os alunos chegam à noção da existência de palavras homónimas.
A professora encaminha os alunos à descoberta de outras palavras por ex. Colher (objecto) e colher (do verbo colher), os alunos verificam que estas palavras têm a mesma grafia, mas som e significado diferente – chamam-se homógrafas.
Continuam a descobrir outras relações – cozer e coser – verificam que estas têm o mesmo som, mas grafia e significado diferente – logo chamam-se homófonas.

No final a professora apresenta palavras que tem grafia e pronúncia semelhante, mas significado diferente, são as parónimas (comprimento e cumprimento).
Apresenta ainda um cartaz com os diferentes conceitos.

Os alunos visualizam no quadro interactivo uma apresentação em power point sobre os conceitos trabalhados na sala de aula.


Elaboram jogos interactivos para aplicação dos conhecimentos.


Na sala de aula - Ilustração do poema “Peguei na Serra da Estrela”
Elaboração de fichas de consolidação de conhecimentos.
1- Sublinhar as palavras homónimas nas frases. Completar as frases com os pares de homónimas. Descobrir palavras homónimas escondidas.
2- Completar as palavras homófonas com c ou s e com ç e ss.
3- Descobrir palavras homógrafas nas frases, sublinhar e ligar as frases correctamente.
4- Completar frases com palavras parónimas.
5- Reescrita