O Ciclo da escrita - Texto Informativo
- A professora apresenta um poema com o título “O peixe – balão”:
Lê o poema e de seguida mostra a imagem do respectivo peixe.
- A partir da imagem de um peixe colocada no quadro, a professora pede aos alunos que digam tudo o que sabem sobre os peixes.
Motivação - leitura do poema "O peixe - balão
O peixe – balão
tem um nome brincalhão
mas não é por acaso
que ele se chama assim, não!
É que o peixe – balão
quando está assustado
para fingir que é grande
põe-se logo todo inchado.
E a verdade é que resulta
pois além de maior parecer
eriçam-se-lhe os espinhos
ninguém lhe pode morder
Chuva de ideias - mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos.
Posteriormente, cada aluno desloca-se ao quadro e escreve uma palavra.
De seguida, passam estas palavras para uma folha facultada pela professora.
Introdução de nova informação
- A professora apresenta um poema com o título “O peixe – balão”:
Lê o poema e de seguida mostra a imagem do respectivo peixe.
- A partir da imagem de um peixe colocada no quadro, a professora pede aos alunos que digam tudo o que sabem sobre os peixes.
Motivação - leitura do poema "O peixe - balão
O peixe – balão
tem um nome brincalhão
mas não é por acaso
que ele se chama assim, não!
É que o peixe – balão
quando está assustado
para fingir que é grande
põe-se logo todo inchado.
E a verdade é que resulta
pois além de maior parecer
eriçam-se-lhe os espinhos
ninguém lhe pode morder
Chuva de ideias - mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos.
Posteriormente, cada aluno desloca-se ao quadro e escreve uma palavra.
De seguida, passam estas palavras para uma folha facultada pela professora.
Introdução de nova informação
- Uma vez que ao conhecimento prévio dos alunos é necessário juntar nova informação, para que se transforme posteriormente, em mais conhecimento, a professora apresenta, aos alunos, um livro com a seguinte informação:
A vida no mar;
O que é um peixe;
Outras criaturas;A vida no mar;
O que é um peixe;
Peixes bebés;
Caçadores do mar;
Monstros marinhos;
Recifes de coral.
- A professora apresenta um esquema (mapa semântico), em cartolina, para os alunos completarem com a informação recebida.
Ao lado, mostra os cartões com as palavras possíveis para completar o mesmo.
O aluno pega no cartão com a palavra correcta e completa o esquema.
Organização da informação numa grelha, segundo perguntas orientadoras.
Os alunos um a um vão ao quadro preencher a grelha, recorrendo a ficha de trabalho “chuva de ideias” e ao cartaz "mapa semântico" elaborado posteriormente, para verem como se escrevem determinadas palavras.
Utilizam os cartões para preencher o esquema.
Leitura do esquema e formação de frases oralmente.
Textualização
A professora solicita aos discentes que escrevam frases sobre o peixe, numa folha facultada.