quarta-feira, dezembro 30, 2009

O Inverno
A partir da leitura do poema de Luisa Ducla Soares”Rio Douro”, na voz da professora, os alunos dão sugestões do que lhes faz lembrar.
- Lêem o poema e pintam a cor diferente os nomes e os verbos.
- Participam numa chuva de ideias (no quadro colectivamente ou a nível individual numa folha de trabalho) sobre um tema proposto “Inverno”.
- Numa ficha pré-elaborada, os alunos agrupam as palavras da chuva de ideias por categorias.
- Escrevem uma poesia(palavra puxa palavra) a partir da palavra Inverno.
Desenvolvimento do conhecmento lexical - mapa de comparações
Os alunos visualizam uma imagem e ouvem a leitura de uma poesia de “Natal”, escrita no quadro, dizem o que sabem sobre o Natal – chuva de ideias.
Ouvem a leitura de um texto informativo na voz da professora.
Tiram nota no decorrer da leitura.
Fazem a interpretação oral: explicar palavras desconhecidas ou com segundo sentido.
-Acrescentam na chuva de ideias os novos conhecimentos adquiridos com a audição do texto.
-Copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada.

Recolhem, seleccionam e organizam a informação, por categorias, no quadro, como um facilitador do processo de escrita.
Constroem mapas de comparações (Pai Natal e pinheiro) reunindo todas as palavras e expressões recolhidas.

Escrevem colectivamente no quadro, um texto informativo, a partir dos mapas com o título “ Natal”. Escrevem o texto respeitando o tema, as regras básicas de ortografia e pontuação.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram o texto.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Jogos de escrita - palavra puxa palavra

Postal de Natal