quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Textos Instrucionais
«Os textos instrucionais fazem parte da vida quotidiana. Em muitos casos, a informação de que necessitamos encontra-se formatada em esquemas, diagramas, gráficos e tabelas, acompanhados de pequenos textos ou simplesmente de frases ou palavras em funções explicativas».

Actividades para o desenvolvimento de competências específicas de textos instrucionais
Texto: Receita do bolo de chocolate
Objectivo: Conhecer a estrutura de um texto instrucional
Actividade: Análise da estrutura de textos instrucionais
1. O professor, previamente, recorta o texto em três unidades (com um marcador divide o texto em três partes): título, materiais/ingredientes e instruções.
Activação dos conhecimentos prévios dos alunos
Coloca no quadro um cartaz com o título "Bolo de chocolate" e questiona os alunos:

-Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
-Para que serve uma receita de bolo de chocolate?
-Para que possam fazer o bolo o que precisam saber?
-Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?

Cada aluno recebe uma folha com imagens de ingredientes.
Faz a legenda das imagens e liga ao bolo de chocolate os ingredientes que são apropriados para fazer o bolo.
Preenchimento do mapa semântico de bolo de chocolate.
Seguindo as questões orientadoras:

- O que é?

- De que é feito?

-Como se faz?

- De que cor é?




Seguidamente a professora distribui a receita do bolo de chocolate e pede aos alunos para com um marcador dividir o texto em três partes - título, materiais/ingredientes e instruções.



Preenchimento de um “Roteiro de leitura”

3. Com um traço liga cada uma das partes do texto à informação que ela te dá.
Tiítulo - o que vou/posso fazer
Ingredientes/ O que preciso
Instruções/O que tenho de fazer

O professor pede para verificarem quais os ingredientes que foram referidos (mapa semântico) e os que fazem parte da receita.
Ficha de análise de compreensão do texto
Sublinha no texto todas as acções que encontrares. E em que parte do texto estão descritas as acções para fazeres o bolo?


2º Actividade - Jogo do Cozinheiro Distraído

Compreensão de Textos


JOGO DO COZINHEIRO DISTRAÍDO
Desenvolvimento de estratégias de antecipação com base em associações lógicas
1. Individualmente os alunos são desafiados a ajudar um cozinheiro distraído que baralhou duas receitas e agora não sabe como fazer o bolo.
2. Seleccionar da lista de ingredientes aqueles que pertencem à receita do bolo.
3. Seleccionar da listagem de acções as que se referem à confecção do bolo.

4. Recortar as partes relativas à receita do bolo e ordená-las (nas suas 3 partes: Título, lista de ingredientes e listagem de instruções).
5. Reescrita das receitas - bolo de mármore e lombinhos grelhados.