domingo, fevereiro 14, 2010

A maior flor do mundo
Descritores de desempenho

Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir ao texto
Prestar atenção ao que ouve de modo a tomar possível:
- Responder a questões acerca do que ouviu.

• Usar vocabulário adequado ao tema e à situação.

• Saber manusear livros folheando-os correctamente.

• Antecipar conteúdos.
• Mobilizar conhecimentos prévios
• Exprimir sentimentos, emoções, opiniões provocadas pela leitura de textos.
Responder a questões sobre o texto.

Actividades

Os alunos aprendem o que é uma biografia, para que serve uma biografia, o que podemos saber/descobrir numa biografia…

Pesquisam sobre a biografia de José Saramago.
Registam, numa ficha, antecipadamente elaborada para o efeito, as informações consideradas importantes numa biografia:
* aspectos pessoais;
* livros que escreveu;
* para que idades;
* …


Reescrevem a biografia de José Saramago.
A partir da observação do livro, apresentado pela professora, fazem a exploração dos elementos paratextuais, numa ficha previamente elaborada.
Baseando-se no título e na ilustração da capa, tentam imaginar as personagens e o conteúdo do livro e registam numa ficha para, após a leitura, fazerem a confirmação.
Escrevem a história que esses elementos lhes sugeriram.
Ouvem a leitura da obra até à página seis, feita pela professora. Dialogam sobre o conteúdo desta parte da obra.
Pesquisam, no dicionário, o significado das palavras difíceis e registam no caderno.
Ouvem a leitura da parte restante do livro.
Dialogam sobre o que ouviram e fazem a confrontação com o registo elaborado antes da leitura.
Recontam a história, seguindo a sugestão deixada pelo autor: “Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas.”

Fazem a correcção do texto e reescrevem-no numa ficha.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de avaliação da actividade.