sexta-feira, março 13, 2009

O desenvolvimento da consciência linguística
Onomatopeias
-A professora apresenta, no quadro interactivo, uma apresentação sobre as “Vozes dos Animais”- onomatopeias

A professora continua a apresentar, em Power Point, alguns animais, seguidos dos sons que cada um emite e a palavra onomatopaica correspondente.
Segue-se a apresentação de diapositivos com jogos interactivos:
1. São apresentadas as duas primeiras quadras com as palavras onomatopaicas (verbos) e as crianças têm que descobrir a que animal pertencem.
A professora vai fazendo aparecer na tela, o animal correcto, para que os alunos verifiquem se acertaram.
2. As crianças têm que preencher palavras cruzadas, aliando as vozes a cada animal. No processo de verificação, procede-se da mesma maneira que a anterior.
- Escutam com atenção algumas vozes de animais e, tentam identificá-los, antes de visualizarem as respectivas imagens.
-Serão produzidas outras onomatopeias descobertas pelos alunos.-Por fim, realizam uma ficha de compreensão do texto e aplicação do conceito de onomatopeia e palavras onomatopaicas.
Leitura do poema "As vozes dos animais" de Pedro Dinis.


Na sala de aula - jogo de correspondência - animal - onomatopeia - onomatopaica
A professora apresenta cartões com vários animais e cartões com o respectivo som.
Os alunos têm de pegar no cartão do animal e no som respectivo.










O desenvolvimento da consciência linguística
Classificação das palavras quanto à pronúncia, grafia e significado (palavras homófonas, homónimas, homógrafas e parónimas)
Leitura, pela professora, do poema “Das palavras" de Teresa Martinho Marques.
Apresentação do poema numa cartolina.

Rio no rio
canto a um canto
de madrugada.
Não mato o mato

semeio a semente
na terra molhada.
De que me livro

se ler um livro?
Da solidão.
São como um pêro

todas as coisas
são como são.
Amo quem amo.
Ao amo obedeço
sem sentimento.
Quem apaga a vela
e leva à vela o barco?
O vento.
Um sonho mau
um sonho doce
para trincar.
No meu quarto
um quarto de hora
chega para brincar.
A linha está torta
torta de laranja
para saborear.
Meia rota e velha
e só meia hora
para a remendar.
São tantas as coisas
que há neste mundo
que um só dicionário
não ia chegar…
E certas palavras
menos egoístas
não se importam
de as partilhar.
Teresa Martinho Marques,Das Palavras

Exploração oral do poema destaque das palavras com a mesma grafia e com o mesmo som mas com significado diferente.Com base no destaque destas palavras os alunos chegam à noção da existência de palavras homónimas.
A professora explica que essas palavras (com grafia e pronúncia iguais e significados diferentes) são palavras homónimas apresentando, no quadro, os significados de «homo», «grafia» e «fono».
A professora distribui o texto e pede aos alunos para sublinharem essas palavras e elaborarem uma lista das palavras e respectivos significados.

Em seguida, escrevem um texto (em poesia ou em prosa) em que brinquem com essas palavras.