quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Educar para a literacia

Interpretação de anúncios

A professora apresenta diferentes tipos de jornal. Faz uma análise das rubricas do jornal.
Selecção de anúncios para crianças: Alice no País das Maravilhas; Um Violino no Telhado; Circo de Montecarlo; O Principezinho; Música no Coração.

Pede aos alunos para recortarem os anúncios e colarem numa folha.

Seguidamente pede a um aluno para ler o slogan e a outro para ler o restante texto publicitário.
Em conjunto exploram oralmente o anúncio. A professora orienta esta interacção:
- o título,
- local do espectáculo,
- preço do bilhete,
- local de compra,
- números de telefone e fax através dos quais podem fazer a sua reserva,
- site onde podem obter mais informações,
- autor do espectáculo.

Conversam sobre as finalidades da publicidade e fazem a distinção entre publicidade comercial e publicidade não comercial.
Analisam a linguagem e os recursos linguísticos usados:
-comparações,
-metáforas,
-adjectivação expressiva,
-frases de tipo imperativo, para tornar o anúncio persuasivo.
Distribuem-se vários anúncios e, em pares analisam o conteúdo e preenchem uma ficha com as informações. Cada par apresenta o seu trabalho à turma.













Os alunos constroem um anúncio a publicitar as comemorações do Carnaval da escola.
O Carnaval na EBI/JI de Sabadim.