Tendo em conta os elementos anteriores, a professora pede aos alunos que apresentem propostas de antecipação sobre a história que vão ouvir.
De que tratará esta história?
O que irá acontecer?
Como será o nabo?
Os alunos mobilizam o conhecimento prévio sobre a história.
A professora lê a história em voz alta.
Em conjunto exploram oralmente a história. A professora orienta esta interacção:
-As personagens
- O local
- Acontecimentos mais importantes
- Conclusão
Em conjunto exploram oralmente a história. A professora orienta esta interacção:
-As personagens
- O local
- Acontecimentos mais importantes
- Conclusão
Os alunos exploram as imagens.
“Naquela noite, o velhinho e a velhinha fizeram uma enorme panela de sopa de nabo. Todos comeram até se fartarem. E sabes uma coisa? O ratinho esfomeado foi o que comeu mais.”
Os alunos fizeram a legenda das imagens e ligaram à panela os ingredientes que acharam que são apropriados para fazer uma sopa.
“Naquela noite, o velhinho e a velhinha fizeram uma enorme panela de sopa de nabo. Todos comeram até se fartarem. E sabes uma coisa? O ratinho esfomeado foi o que comeu mais.”
Os alunos fizeram a legenda das imagens e ligaram à panela os ingredientes que acharam que são apropriados para fazer uma sopa.
De seguida leram a receita da sopa de nabos, dividiram o texto em três partes: título, ingredientes e instrução.
Sublinharam no texto as acções que encontraram para fazer a sopa de nabo.
Preencheram uma ficha de compreensão sobre a receita.