Leitura do poema “Os nomes” de Maria Alberta Meneres.
Identificação dos sons semelhantes (uva – chuva; casa – asa…)
Leitura do poema pela professora. Leitura do poema pelos alunos, com leitura colectiva de alguns versos.
Elaboração de um poema colectivo – “Os nomes”. Escrita do poema no quadro e numa folha de trabalho elaborada previamente pela professora.
segunda-feira, janeiro 26, 2009
Leitura da obra de José Saramago "A maior flor do mundo".
Exploração dos elementos paratextuais. Esses elementos são registados no quadro, no caderno diário e numa folha de trabalho.
Pesquisa e apresentação dos dados biográficos do autor.
Após este trabalho e individualmente, cada aluno escreve um pequeno texto e realiza uma ilustração, sobre o que é para eles a «maior flor do mundo».
Enriquecimento lexical
Leitura parcial da obra pelo professor e exploração das palavras difíceis com pesquisa no dicionário e registo no caderno.
Leitura integral da obra.
Conversa sobre o que ouviram ler e opinião sobre a obra.
Resolução de uma ficha de trabalho com afirmações da obra, justificando se são verdadeiras ou falsas. Autocorrecção recorrendo a expressões do texto.
Reconto escrito da obra com base na sugestão do autor . “ Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas.” José Saramago
Exploração dos elementos paratextuais. Esses elementos são registados no quadro, no caderno diário e numa folha de trabalho.
Pesquisa e apresentação dos dados biográficos do autor.
Após este trabalho e individualmente, cada aluno escreve um pequeno texto e realiza uma ilustração, sobre o que é para eles a «maior flor do mundo».
Enriquecimento lexical
Leitura parcial da obra pelo professor e exploração das palavras difíceis com pesquisa no dicionário e registo no caderno.
Leitura integral da obra.
Conversa sobre o que ouviram ler e opinião sobre a obra.
Resolução de uma ficha de trabalho com afirmações da obra, justificando se são verdadeiras ou falsas. Autocorrecção recorrendo a expressões do texto.
Reconto escrito da obra com base na sugestão do autor . “ Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria, e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas.” José Saramago
Mobilizar o conhecimento prévio dos alunos.
Elaboração do mapa semântico do bolo de chocolate. Responder às questões: O que é? De que é feito? Para que serve? De que cor é? Como se faz?
Distribuir pelos alunos o título do texto (receita previamente recortado em três partes: título, ingredientes e modo de preparação.) Os alunos são questionados sobre o tipo de texto que vão ler, para que serve uma receita de um bolo.
A lista de ingredientes é distribuída pelos alunos – comparam os ingredientes da receita com os ingredientes do mapa semântico.
As Etapas de confecção do bolo são distribuídas pelos alunos – comparam e identificam os materiais que são necessários para confeccionar o bolo.
Individualmente copiam a receita do bolo para uma ficha de trabalho.
Elaboração do mapa semântico do bolo de chocolate. Responder às questões: O que é? De que é feito? Para que serve? De que cor é? Como se faz?
Distribuir pelos alunos o título do texto (receita previamente recortado em três partes: título, ingredientes e modo de preparação.) Os alunos são questionados sobre o tipo de texto que vão ler, para que serve uma receita de um bolo.
A lista de ingredientes é distribuída pelos alunos – comparam os ingredientes da receita com os ingredientes do mapa semântico.
As Etapas de confecção do bolo são distribuídas pelos alunos – comparam e identificam os materiais que são necessários para confeccionar o bolo.
Individualmente copiam a receita do bolo para uma ficha de trabalho.
Etiquetas:
Texto instrucional,
Zulmira de Castro Brito
Leitura e interpretação de um texto sobre a limonada. Contextualização das actividades, distinguir vocabulário de léxico.
Mobilização prévia de conhecimentos pela pesquisa de informações relevantes sobre a água no nosso planeta.
Cada aluno apresenta à turma as informações recolhidas; compilação e registo no quadro das informações mais relevantes;
Distribuição de um texto informativo sobre a água;
Leitura e destaque das informações mais relevantes;
Exploração dos termos lexicais menos usuais;
construção do mapa semântico da água;
Apresentação de um trabalho final que inclui as principais conclusões sobre o tema.
Os alunos registam a chuva de ideias numa folha.
Construir uma rede semântica a partir de quatro questões: Onde se pode encontrar água? Para que serve a água? Quais as características da água? O que se pode encontrar na água?
Mobilização prévia de conhecimentos pela pesquisa de informações relevantes sobre a água no nosso planeta.
Cada aluno apresenta à turma as informações recolhidas; compilação e registo no quadro das informações mais relevantes;
Distribuição de um texto informativo sobre a água;
Leitura e destaque das informações mais relevantes;
Exploração dos termos lexicais menos usuais;
construção do mapa semântico da água;
Apresentação de um trabalho final que inclui as principais conclusões sobre o tema.
Os alunos registam a chuva de ideias numa folha.
Construir uma rede semântica a partir de quatro questões: Onde se pode encontrar água? Para que serve a água? Quais as características da água? O que se pode encontrar na água?
Etiquetas:
Fátima Rodrigues,
O desenvolvimento lexical
Subscrever:
Mensagens (Atom)