quarta-feira, fevereiro 11, 2009

A professora apresenta o título do texto "A conservação do panda gigante" numa tira de cartolina e pede a um aluno para ler.

Os alunos dizem o que sabem sobre o panda.
A professora de seguida apresenta uma cartolina com uma lista de expressões extraídas do texto e, os alunos em grupo antecipam o assunto do texto e apresentam o seu trabalho.


Distribuição do texto e leitura em pequenos grupos, cada grupo lê um parágrafo.
Os alunos consultam no dicionário as palavras desconhecidas.
Após a leitura, descobrem as causas da extinção dos pandas gigantes, sublinham-nas e estabelecem a relação entre as causas da extinção deste animal e o efeito que é o seu desaparecimento.
Constroem um esquema gráfico que traduza essas relações.
Preenchem a sopa de letras com nomes de animais em vias de extinção.
Seguem-se pesquisas na Internet sobre o assunto.
- Onde vivem?
- Como é a sua alimentação?
- Quais são as ameaças à sua conservação?
- De que forma está o homem a destruir o habitat natural dos pandas?
- Que medidas de protecção desta espécie já foram tomadas e qual foi o seu resultado?
Os alunos fazem a selecção da informação recolhida, preenchem uma grelha de modo a sintetizar a informação.
Localizam, no mapa, o país onde existem pandas gigantes na natureza e os países onde existem jardins zoológicos com pandas.
Realizam uma ficha de aprofundamento sobre a temática.











A partir da leitura e trabalho sobre o texto "A conservação do panda gigante, os alunos compreenderam o problema e sensibilizaram-se para o perigo de extinção do panda. Mobilizaram-se, construindo slogans alertando para a necessidade de salvar esta espécie.






O sapo apaixonado
A professora apresenta o livro "O sapo apaixonado". Os alunos dizem o que vêem na capa. Descrevem e antecipam oralmente o conteúdo do livro.

De seguida a professora lê a história e explora as gravuras.
Durante a leitura questiona os alunos:
Por quem estará apaixonado o sapo?
Quem o ajudou a descobrir o que tinha?
O que fez para surpreender a pata?
No fim os alunos recontam a história oralmente.
Desenham numa folha as personagens da história.

Em seguida, os alunos lêem, individualmente, o resumo da história e riscam as palavras piratas, de modo a não se verificar nenhuma anomalia semântica.


Por último os alunos recortam as imagens da história, ordenam e colam numa ficha de trabalho. Recontam a história com ajuda das imagens.