Os alunos dizem o que sabem sobre o panda.
A professora de seguida apresenta uma cartolina com uma lista de expressões extraídas do texto e, os alunos em grupo antecipam o assunto do texto e apresentam o seu trabalho.
Distribuição do texto e leitura em pequenos grupos, cada grupo lê um parágrafo.
Os alunos consultam no dicionário as palavras desconhecidas.
Após a leitura, descobrem as causas da extinção dos pandas gigantes, sublinham-nas e estabelecem a relação entre as causas da extinção deste animal e o efeito que é o seu desaparecimento.
Constroem um esquema gráfico que traduza essas relações.
Preenchem a sopa de letras com nomes de animais em vias de extinção.
Seguem-se pesquisas na Internet sobre o assunto.
- Onde vivem?
- Como é a sua alimentação?
- Quais são as ameaças à sua conservação?
- De que forma está o homem a destruir o habitat natural dos pandas?
- Que medidas de protecção desta espécie já foram tomadas e qual foi o seu resultado?
Os alunos fazem a selecção da informação recolhida, preenchem uma grelha de modo a sintetizar a informação.
Localizam, no mapa, o país onde existem pandas gigantes na natureza e os países onde existem jardins zoológicos com pandas.
Realizam uma ficha de aprofundamento sobre a temática.
Os alunos fazem a selecção da informação recolhida, preenchem uma grelha de modo a sintetizar a informação.
Localizam, no mapa, o país onde existem pandas gigantes na natureza e os países onde existem jardins zoológicos com pandas.
Realizam uma ficha de aprofundamento sobre a temática.