sábado, janeiro 24, 2009

Activação dos conhecimentos prévios dos alunos - chuva de ideias sobre o pand.

Introdução de nova informação.

Organização da informação numa grelha.






Leitura do texto informativo "A conservação do panda gigante".



Enriquecer o léxico - consulta pelos alunos no dicionário do significado da palavra "extinção".

Após a leitura os alunos preenchem um esquema estabelecendo a relação entre as causas de extinção dos pandas e o efeito do seu desaparecimento.



Os alunos localizam, no mapa, o único país onde existem pandas na natureza - China.


Preenchimento de uma sopa de letras com nomes de animais em vias de extinção.


Activação dos conhecimentos prévios dos alunos e introdução de nova informação.
A professora apresenta imagens elucidativas dos tipos de vento e de desportos relacionados com o vento, utilidade do vento (energia eólica), sensações provocadas pelo vento.









A informação organizada - Mapa semântico de vento, enriquecimento do léxico.


Leitura do poema pela professora, seguidamente cada aluno faz a leitura.
Exploração das palavras desconhecidas no poema "tília, bambu e buganvília".
Procura do seu significado no dicionário.
Registo no quadro e apresentação das imagens de cada planta e/ou árvore e sua utilidade.



Explorar o ritmo e as sonoridades da língua

Copiar o poema, utilizando uma cor diferente para os nomes e outra para os verbos que se repetem no poema, fazer a sua ilustração.




Sublinhar os sons semelhantes que se encontram nas palavras do fim dos versos.



Reescrita do poema, individualmente, preenchendo os espaços em branco com outras palavras que rimem e que confiram sentido ao texto.




Leitura do texto Sábios como camelos de José Eduardo Agualusa, in Estranhões e Bizarrocos, Lisboa, Dom Quixote, 2000 Actividades antes da leitura. A professora Armanda Varela iniciou a Activação de Conhecimentos Prévios dos alunos - chuva de ideias sobre camelo.

Introdução de nova informação.

Organização da informação numa grelha.
Com base na grelha, os alunos escreveram um texto informativo sobre os camelos.
Um grupo de alunos, seleccionados previamente pela professora, leu a história e seleccionou a informação relativa ao autor, título, assunto e frases consideradas importantes e posteriormente apresentou à turma e suscitou o interesse dos colegas pela leitura da história.
Leitura individual do texto.

Preenchimento da prancha da história.

Sequencialização das ideias centrais da história.



Preenchimento de uma sopa de letras e de um crucigrama sobre as características do camelo .