Activação dos conhecimentos prévios dos alunos - chuva de ideias sobre o pand.
Introdução de nova informação.
Organização da informação numa grelha.
Leitura do texto informativo "A conservação do panda gigante".
Enriquecer o léxico - consulta pelos alunos no dicionário do significado da palavra "extinção".
Após a leitura os alunos preenchem um esquema estabelecendo a relação entre as causas de extinção dos pandas e o efeito do seu desaparecimento.
sábado, janeiro 24, 2009
Activação dos conhecimentos prévios dos alunos e introdução de nova informação.
A professora apresenta imagens elucidativas dos tipos de vento e de desportos relacionados com o vento, utilidade do vento (energia eólica), sensações provocadas pelo vento.
A professora apresenta imagens elucidativas dos tipos de vento e de desportos relacionados com o vento, utilidade do vento (energia eólica), sensações provocadas pelo vento.
Leitura do poema pela professora, seguidamente cada aluno faz a leitura.
Exploração das palavras desconhecidas no poema "tília, bambu e buganvília".
Procura do seu significado no dicionário.
Registo no quadro e apresentação das imagens de cada planta e/ou árvore e sua utilidade.
Procura do seu significado no dicionário.
Registo no quadro e apresentação das imagens de cada planta e/ou árvore e sua utilidade.
Explorar o ritmo e as sonoridades da língua
Copiar o poema, utilizando uma cor diferente para os nomes e outra para os verbos que se repetem no poema, fazer a sua ilustração.
Sublinhar os sons semelhantes que se encontram nas palavras do fim dos versos.
Reescrita do poema, individualmente, preenchendo os espaços em branco com outras palavras que rimem e que confiram sentido ao texto.
Etiquetas:
Poema - O vento,
Rosa Galvão
Leitura do texto Sábios como camelos de José Eduardo Agualusa, in Estranhões e Bizarrocos, Lisboa, Dom Quixote, 2000 Actividades antes da leitura. A professora Armanda Varela iniciou a Activação de Conhecimentos Prévios dos alunos - chuva de ideias sobre camelo.
Introdução de nova informação.
Introdução de nova informação.
Organização da informação numa grelha.
Um grupo de alunos, seleccionados previamente pela professora, leu a história e seleccionou a informação relativa ao autor, título, assunto e frases consideradas importantes e posteriormente apresentou à turma e suscitou o interesse dos colegas pela leitura da história.
Leitura individual do texto.
Preenchimento da prancha da história.
Sequencialização das ideias centrais da história.
Preenchimento de uma sopa de letras e de um crucigrama sobre as características do camelo .
Leitura individual do texto.
Preenchimento da prancha da história.
Sequencialização das ideias centrais da história.
Preenchimento de uma sopa de letras e de um crucigrama sobre as características do camelo .
Subscrever:
Mensagens (Atom)