Meninos de todas as cores
• Leitura do texto “Meninos de todas as cores”; da Luisa Ducla Soares
Localizar no globo e no planisférico a viagem do Miguel - os continentes e os países.
Preenchimento de um esquema - Teia de personagens - nos rectângulos foram colocados os nomes das personagens representativas de cada continente; à volta foram registados os elementos relativos a cada continente; O círculo foi utilizado para representar o mundo.
2º actividade
• Viagem do Miguel
Nos rectângulos foram registados todos os elementos respeitantes ao continente em questão; nos rectângulos menores foram desenhados os meios de transporte utilizados para ir de um continente para o outro.
No texto não são mencionados transportes em todas as viagens. Os rectângulos respectivos foram preenchido com o desenho de um transporte imaginado pelo aluno.
Reflexão acerca da mensagem da história e sobre a beleza das cores.
Preenchimento do quadro das comparações referidas no texto.
Descoberta de coisas de que gostem e que possuam cores diferentes umas das outras;
Preenchimento individual de uma ficha comparando as cores com coisas da natureza;
Escrita de pequenos excertos da obra estabelecendo comparações diferentes das do texto.
Reescrita do texto "Meninos de todas as cores".
Construção de máscaras caracterizando cada uma das cores da pele;
Apresentação da peça: um aluno narra enquanto os restantes, em pequenos grupos, fazem a intervenção referente a cada um dos meninos de diferentes cores.
Cada aluno representa a personagem do texto - O País onde vive - E o continente a que pertence.
Ali-Babá - Arábia - Oceânia
Pena de Águia - Amazónia - América
Lumumba - Angola - África
Flor de Lótus - China - Ásia
No final representam a roda com os meninos de todas as cores.
domingo, fevereiro 15, 2009
O Capuchinho Vermelho
Iniciação da aula com a visualização do filme “O Capuchinho Vermelho”.
Em conjunto exploram oralmente a história.
A professora orienta esta interacção:
- As personagens
- O local
- Acontecimento mais importante no inicio da história
- Acontecimento importante no meio da história
- Conclusão
Numa folha, os alunos, desenham as personagens da história e escrevem o seu nome.
A Prancha da história.
Numa folha os alunos registam, através do desenho, os acontecimentos mais importantes da história.
Divisão silábica
Fazem o batimento silábico do nome das personagens da história - pintam o número de círculos correspondentes ao número de silabas.
Pintam as imagens da história, recortam, ordenam e escrevem frases sobre a história.
Iniciação da aula com a visualização do filme “O Capuchinho Vermelho”.
Em conjunto exploram oralmente a história.
A professora orienta esta interacção:
- As personagens
- O local
- Acontecimento mais importante no inicio da história
- Acontecimento importante no meio da história
- Conclusão
Numa folha, os alunos, desenham as personagens da história e escrevem o seu nome.
A Prancha da história.
Numa folha os alunos registam, através do desenho, os acontecimentos mais importantes da história.
Divisão silábica
Fazem o batimento silábico do nome das personagens da história - pintam o número de círculos correspondentes ao número de silabas.
Pintam as imagens da história, recortam, ordenam e escrevem frases sobre a história.
Etiquetas:
Margarida Reis Lima,
O Capuchinho Vermelho
Subscrever:
Mensagens (Atom)