domingo, março 29, 2009

O desenvolvimento da consciência linguística - Adjectivos
A professora diz aos alunos que vão trabalhar as qualidades das palavras e vão brincar com as mesmas. A professora lê um poema "Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles. Apresenta a ilustração do poema.
Depois da referida leitura, segue-se uma pequena interacção verbal sobre os animais referidos no poema, no intuito de conduzir os alunos à descoberta de alguns nomes e das referidas qualidades que estão subjacentes no texto, conduzindo os alunos a escolherem o caracol, as borboletas, os pássaros...No quadro, a professora afixa a imagem do jardim. Distribui por cada aluno cartões com adjectivos e cada um tem de descobrir a que nome corresponde cada adjectivo e vai ao quadro afixá-lo junto do cartaz com o nome correspondente.
No fim desta actividade, os alunos descobrem outros adjectivos para os mesmos nomes e escrevem-nos, no quadro, junto da imagem correspondente.Há um espaço para diálogo, a fim de consciencializar os alunos para a necessidade da aplicação dos adjectivos na escrita de textos, levando-os a concluir que enriquecem.

Apresentação de um power point com exercícios.

Identificação de adjectivos no texto·
A professora distribui pelos alunos uma ficha com o texto onde só entram os adjectivos grande e bonita, seguidamente entrega aos alunos o mesmo texto com lacunas, onde os alunos tem de substituir os adjectivos grande e bonita por outros mais adequados ao contexto.

Os alunos concluem que estas palavras são adjectivos, porque dão qualidades aos nomes, e que os mesmos se escrevem sempre junto dos mesmos.·
Continuam a resolução de alguns exercícios como:
Sublinhar adjectivos nas frases.

Ligar correctamente adjectivos equivalentes.
Ligar correctamente adjectivos opostos.



Completar os provérbios adjectivando-os convenientemente.
Colocar os adjectivos do quadro na série a que pertencem - tamanho - cor- sentimentos- aspecto físico.