domingo, janeiro 24, 2010

O Inverno
Os alunos colectivamente fazem uma chuva de ideias sobre o tema Inverno.
Visualizam o léxico e conceitos que possuem sobre o tema.

Copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada
Recebem uma ficha (esquema) para seleccionarem, categorizarem e organizarem o léxico recolhido na chuva de ideias, construindo, assim um mapa semântico de Inverno.


Escrevem colectivamente no quadro, um texto informativo, a partir do mapa semântico com o título “O Inverno”.
Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.


Escrevem colectivamente no quadro, poema sobre o Inverno – palavra puxa palavra.

Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram o texto.
Fazem um jogo de escrita - acróstico sobre a palavra Inverno e meninos.

Elaboram a ficha de autoavaliação
Propostas de escrita
Para o desenvolvimento deste trabalho foi solicitado aos alunos que ajudassem o boneco de neve a realizar as diferentes actividades:
- Construção de um acróstico com o nome de um boneco de neve,
- Elaboração de um convite para uma festa na neve.
- Elencar 6 argumentos para convencerem os convidados do boneco de neve a não faltarem à festa. Escrita de um texto com esses argumentos.
- Escrita de umas bonitas quadras de Inverno, palavra puxa palavra.
- Redigir uma receita de bolo de chocolate.






O Inverno - texto informativo
Os alunos pintam uma imagem alusiva ao Inverno.

Colectivamente fazem uma chuva de ideias sobre o tema Inverno.

Visualizam o léxico e conceitos que possuem sobre o tema.
- Ouvem a leitura de um texto informativo na voz do professor
-
Tiram notas no decorrer da leitura
- Comentam o texto ouvido, esclarecendo dúvidas quanto ao sentido ou quanto a palavras novas.
-Acrescentam na chuva de ideias os novos conhecimentos adquiridos com a audição do texto com cor diferente.
-Copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada
-



Recebem uma ficha (esquema) para seleccionarem, categorizarem e organizarem o léxico recolhido na chuva de ideias, construindo, assim um mapa semântico de Inverno.

Escrevem colectivamente no quadro, um texto informativo, a partir do mapa semântico com o título “O Inverno”.
- Escrevem o texto respeitando o tema, as regras básicas de ortografia e pontuação, assegurando a continuidade referencial, marcando abertura e fecho, tendo por fim, uma mancha gráfica satisfatória.
- Lêem e reflectem sobre o escrito.
- Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
- Ilustram o texto.
- Reflectem sobre o trabalho desenvolvido, julgando da pertinência de realizar pesquisas para saber mais sobre determinados assuntos, comparando as palavras que surgiram na chuva de ideias inicial e as palavras que surgiram depois do texto ouvido, assim como da pertinência da planificação.
Elaboram a ficha de autoavaliação