sábado, janeiro 10, 2009

O sons das palavras “aqui vai uma barquinha carregadinha de…"
Jogo de palavras
Contextualização da aula na apresentação e leitura de partes do livro “Ia uma barquinha…” de Lourdes Custódio, 2003, Gailivro.
A professora apresenta aos alunos o livro lendo o título “Ia uma barquinha”, e menciona “este livro é um livro que brinca com as palavras.”
Pergunta aos alunos esta barquinha vai vazia ou carregadinha?
Vai carregadinha.
Vamos então brincar com a barquinha.
Vamos partir para o jogo.
Apresenta aos alunos um de papel cenário com 3 barquinhas de cores diferentes (Verde, Rosa e Amarelo). A barquinha rosa ia carregadinha de televisões, aviões -destaca o som ões
A barquinha verde ia carregadinha de torneiras, peneiras som “eiras” e a barquinha amarela ia carregadinhas de natas, patas - som “atas”;
Para continuar o jogo - carregar a barquinha, os alunos tinham de descobrir e dizer palavras terminadas no som “ões”. A professora regista a palavra descoberta num cartão, o aluno ilustra e coloca-o na barquinha. O jogo continua … até carregar as três barquinhas.



















Antes da leitura exploração dos elementos paratextuais - autor -título e editora.






Activação dos conhecimento prévios dos alunos - Por que serão os ovos misteriosos?
Os alunos desenham o que pensam numa cartolina com a forma de ovo.








Leitura da obra pela professora
Preenchimento da teia de personagens com base em imagens.



Os alunos desenharam em tiras de cartolina as camadas do bolo, ilustrando alimentação de cada personagem da história, e a preocupação da mãe galinha com alimentação de cada filho.


Leitura do livro "O cuquedo"
Os animais de grande porte – girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes - andam numa correria de lá para cá e de cá para lá. Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo.
O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar.
Mas quem é o Cuquedo? A surpresa está reservada às crianças que lerem este livro.
O texto de Clara Cunha é divertido e engenhoso e as ilustrações de Paulo Galindro são magníficas, plenas de cor, ritmo e humor.

A professora Margarida começou a aula por apresentar o livro e ler o título "O cuquedo" e perguntar aos alunos o que pensavam ser um "cuquedo" eles disseram que era um animal, uma girafa, um elefante...

Depois de explorada a palavra "cuquedo" a professora apresenta aos alunos um cartaz que continha códigos cinéticos (contendo dois espaços em branco que deveria conter a figura assustador do "cuquedo").

Os alunos observam e ouvem com atenção a leitura da história. Depois recontaram -na.
Quando lê “apareceu o cuquedo” o quadro aparece em branco. Os alunos estavam curiosos para saber quem era o Cuquedo.
É iniciada a questão: “Quem é o Cuquedo?” De seguida, é facultada uma folha onde imaginam e desenham o mesmo.
Cada aluno desloca-se ao quadro e apresenta o seu trabalho, dizendo qual a característica que mais assusta no seu Cuquedo.




Leitura da obra pela professora.


A professora lê o livro e leva os alunos a descobrirem a figura do Cuquedo.


A professora distribui uma folha branca. Cada aluno faz a ilustração do Cuquedo e escreve o seu nome. No final, deslocam-se ao quadro e apresentam individualmente o seu trabalho, dizendo qual o seu maior medo.

Iniciar a aula com a observação de uma imagem (a girafa) que é uma personagem do livro “O Cuquedo”.

Dialogar com os alunos sobre as personagens do livro. O professor escreve os nomes no quadro. Após a observação, cada aluno, escolhe uma personagem e desenha-a na ficha de trabalho facultada.


Seguidamente apresentam o trabalho, batem palmas e contam as sílabas dos nomes das personagens. Cada aluno cola um círculo de cartão por cada sílaba da palavra.

A professora diz o seu nome sílaba por sílaba e, de seguida, bate palmas. Cada aluno, um de cada vez, faz o mesmo em relação ao seu. De seguida dizem o seu nome, batem palmas e contam as sílabas. Para melhor sentir as sílabas os alunos poderão colocar dois dedos na horizontal debaixo do queixo e seguidamente pronunciarem o nome sílaba a sílaba, alongando cada uma delas.
Realizar uma ficha de trabalho com actividades de sílabas, para avaliação dos conhecimentos adquiridos.