A professora apresenta o livro e explora a capa, o título, e identifica o autor.
De seguida e tendo em conta os elementos anteriores, pede aos alunos que apresentem propostas de antecipação sobre a história que vão ouvir.
De que tratará esta história?
O que irá acontecer?
Por que serão os ovos misteriosos?
Os alunos desenham o que pensam numa cartolina com a forma de ovo.
Segundo este aluno, os ovos são misteriosos porque de lá sairá uma tartaruga ou um crocodilo ou uma minhoca.
Segundo este aluno, de um ovo pude sair o que nós quisermos desde uma serpente até um anel (se o ovo for de chocolate).
A professora lê a história em voz alta. Em conjunto exploram oralmente a história. A professora orienta esta interacção:
-As personagens
- O local
- Acontecimentos mais importantes
- Solução encontrada
Após ter verificado que todos os alunos compreenderam globalmente a história, a professora confronta os alunos com as suas ideias iniciais sobre a história e a própria história.
Entrega aos alunos algumas fichas de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário