Os alunos visualizam uma imagem e ouvem a leitura de uma poesia de “Natal”, escrita no quadro, dizem o que sabem sobre o Natal – chuva de ideias.
Ouvem a leitura de um texto informativo na voz da professora.
Tiram nota no decorrer da leitura.
Fazem a interpretação oral: explicar palavras desconhecidas ou com segundo sentido.
-Acrescentam na chuva de ideias os novos conhecimentos adquiridos com a audição do texto.
-Copiam a chuva de ideias para uma ficha previamente elaborada.
Recolhem, seleccionam e organizam a informação, por categorias, no quadro, como um facilitador do processo de escrita.
Constroem mapas de comparações (Pai Natal e pinheiro) reunindo todas as palavras e expressões recolhidas.
Constroem mapas de comparações (Pai Natal e pinheiro) reunindo todas as palavras e expressões recolhidas.
Escrevem colectivamente no quadro, um texto informativo, a partir dos mapas com o título “ Natal”. Escrevem o texto respeitando o tema, as regras básicas de ortografia e pontuação.
Lêem e reflectem sobre o escrito.
Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram o texto.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Copiam o texto para uma ficha elaborada para esse fim.
Ilustram o texto.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Sem comentários:
Enviar um comentário