Escrita de poesias a partir de onomatopeias
A partir da leitura do poema de Pedro Dinis “Vozes dos Animais”, na voz da professora, os alunos identificam a “fala” de cada animal que conhecem. Seleccionam de três caixas as imagens de animais, os balões de fala em que estão escritas as onomatopeias e as palavras onomatopaicas fazendo a correspondência.
Os alunos lêem o poema e sublinham a cores diferentes as rimas diferentes, identificando a configuração gráfica (tipo de estrofes) o ritmo imprimido, a que classe pertencem as palavras mais usadas e depreendem qual a intenção do autor. Os alunos identificam os verbos deste texto, como sendo as palavras que nos sugerem sons, e imitam o som de cada animal que surge no texto.
No caderno colam um quadro em que fazem a correspondência entre o animal e a onomatopeia produzida. Para cada animal e cada palavra onomatopaica listam palavras que rimam e que estejam próximas semanticamente.
Seguindo o esquema da ficha, procuram construir quadras utilizando as palavras listadas.
Lêem as quadras produzidas com a finalidade de aperfeiçoarem a poesia construída (apagando ou substituindo palavras, reordenando ou procurando novos sentidos para o texto).Passam o texto para uma folha, ilustram a fim de ser publicado no blogue.
1 comentário:
Gostei de rever estas atividades:)
Enviar um comentário