sexta-feira, janeiro 15, 2010

O avental de histórias
Utilizando como instrumento facilitador “O avental de histórias”, os alunos constroem histórias.
A aula iniciou-se com um diálogo sobre o trabalho a realizar e a apresentação dos materiais necessários - um avental com diversos “ingredientes”:
* Assim começa a história * Uma personagem * Lugar onde vive * Uma missão * Lugar onde vai cumprir a missão * Os maus que vão atrapalhar * Os bons que vão ajudar * Os bons oferecem algo para ajudar a personagem
Retiram à sorte uma carta de cada bolso do avental.






Retirados os cartões, do bolso do avental vai-se formando uma história.
Dispõem as cartas, só as ilustradas, por tema – personagens humanas, animais, espaços, objecto mágico.
Exploram as cartas construindo redes semânticas – podem-se colocar questões a fim de esclarecer, aumentar ou hierarquizar as palavras encontradas.
Descrevem as personagens e os espaços.
No quadro, visualizam o esquema do texto
– introdução, desenvolvimento e conclusão explicando a divisão formal e de conteúdo do mesmo.
Com as cartas sorteadas, constroem uma história oralmente. Definem as linhas gerais da história, que se adicionam ao esquema inicial e constroem a história no quadro e/ou folha









Lêem o texto e fazem as devidas correcções com ajuda da professora;

Sem comentários: