A professora da turma, baseou-se num processo que envolve três fases: antes da leitura, durante a leitura e após a leitura.
Actividades antes da leitura
Activação de Conhecimentos Prévios a partir da capa: leitura do título (a Princesa da Chuva) e da ilustração visual.Exploração dos elementos paratextuais.
Actividades antes da leitura
Activação de Conhecimentos Prévios a partir da capa: leitura do título (a Princesa da Chuva) e da ilustração visual.Exploração dos elementos paratextuais.
Brainstorming à volta da palavra “Princesa”.
A leitura do título - suscitou expectativas sobre o que os alunos esperavam encontrar na obra. Surgiram ideias sobre histórias com fadas, o que costuma suceder nessas histórias e também descrições e explorações da imagem da capa. Título verbal e ilustração visual alimentaram a curiosidade e interesse pela leitura, forneceram pistas sobre o conteúdo do livro, sobre narrativas possíveis.
Como base nas actividades anteriores, os alunos elaboraram colectivamente uma história, antecipando o conteúdo da obra, os espaços e a acção das personagens, apresentando as suas expectativas sobre o que iam ler. (Porque era uma princesa? / O que terá acontecido para se chamar Princesa da Chuva? / Como era o dia-a-dia da Princesa da Chuva?)
A leitura do título - suscitou expectativas sobre o que os alunos esperavam encontrar na obra. Surgiram ideias sobre histórias com fadas, o que costuma suceder nessas histórias e também descrições e explorações da imagem da capa. Título verbal e ilustração visual alimentaram a curiosidade e interesse pela leitura, forneceram pistas sobre o conteúdo do livro, sobre narrativas possíveis.
Como base nas actividades anteriores, os alunos elaboraram colectivamente uma história, antecipando o conteúdo da obra, os espaços e a acção das personagens, apresentando as suas expectativas sobre o que iam ler. (Porque era uma princesa? / O que terá acontecido para se chamar Princesa da Chuva? / Como era o dia-a-dia da Princesa da Chuva?)
Durante a Leitura•
Leitura de uma parte do texto (até à pág 4.);•Antecipação de conteúdos de partes do texto:
Escrita de um pequeno texto imaginando que destino concederam as fadas à princesa;–Partilha do trabalho;•Continuação da leitura da história;•Antecipação do conteúdo de uma outra parte do texto: - que pagamentos teriam pedido as fadas ao rei?•Confrontação e comparação das ideias dos alunos com as da história.•Observação de imagens e comentário por escrito.
Sem comentários:
Enviar um comentário