sexta-feira, março 13, 2009

O desenvolvimento da consciência linguística
Classificação das palavras quanto à pronúncia, grafia e significado (palavras homófonas, homónimas, homógrafas e parónimas)
Leitura, pela professora, do poema “Das palavras" de Teresa Martinho Marques.
Apresentação do poema numa cartolina.

Rio no rio
canto a um canto
de madrugada.
Não mato o mato

semeio a semente
na terra molhada.
De que me livro

se ler um livro?
Da solidão.
São como um pêro

todas as coisas
são como são.
Amo quem amo.
Ao amo obedeço
sem sentimento.
Quem apaga a vela
e leva à vela o barco?
O vento.
Um sonho mau
um sonho doce
para trincar.
No meu quarto
um quarto de hora
chega para brincar.
A linha está torta
torta de laranja
para saborear.
Meia rota e velha
e só meia hora
para a remendar.
São tantas as coisas
que há neste mundo
que um só dicionário
não ia chegar…
E certas palavras
menos egoístas
não se importam
de as partilhar.
Teresa Martinho Marques,Das Palavras

Exploração oral do poema destaque das palavras com a mesma grafia e com o mesmo som mas com significado diferente.Com base no destaque destas palavras os alunos chegam à noção da existência de palavras homónimas.
A professora explica que essas palavras (com grafia e pronúncia iguais e significados diferentes) são palavras homónimas apresentando, no quadro, os significados de «homo», «grafia» e «fono».
A professora distribui o texto e pede aos alunos para sublinharem essas palavras e elaborarem uma lista das palavras e respectivos significados.

Em seguida, escrevem um texto (em poesia ou em prosa) em que brinquem com essas palavras.




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