sexta-feira, março 13, 2009

O desenvolvimento da consciência linguística
Onomatopeias
-A professora apresenta, no quadro interactivo, uma apresentação sobre as “Vozes dos Animais”- onomatopeias

A professora continua a apresentar, em Power Point, alguns animais, seguidos dos sons que cada um emite e a palavra onomatopaica correspondente.
Segue-se a apresentação de diapositivos com jogos interactivos:
1. São apresentadas as duas primeiras quadras com as palavras onomatopaicas (verbos) e as crianças têm que descobrir a que animal pertencem.
A professora vai fazendo aparecer na tela, o animal correcto, para que os alunos verifiquem se acertaram.
2. As crianças têm que preencher palavras cruzadas, aliando as vozes a cada animal. No processo de verificação, procede-se da mesma maneira que a anterior.
- Escutam com atenção algumas vozes de animais e, tentam identificá-los, antes de visualizarem as respectivas imagens.
-Serão produzidas outras onomatopeias descobertas pelos alunos.-Por fim, realizam uma ficha de compreensão do texto e aplicação do conceito de onomatopeia e palavras onomatopaicas.
Leitura do poema "As vozes dos animais" de Pedro Dinis.


Na sala de aula - jogo de correspondência - animal - onomatopeia - onomatopaica
A professora apresenta cartões com vários animais e cartões com o respectivo som.
Os alunos têm de pegar no cartão do animal e no som respectivo.










2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Trabalho.
Bem planificado.

Alexandrina Martins disse...

Gostei deste trabalho.
Alexandrina