sábado, março 14, 2009

O jogo do Singo
"Aprender a decifrar em português implica aprender a relacionar os sons da língua portuguesa com as letras que os representam.” (Brochura, Decifração, pag.22) "
O ensino da correspondência som/grafema deve ter sempre como alicerces a consciência fonológica, particularmente a consciência fonémica."
(Thompson & Nicholson, 1999, brochura da decifração pag.24)
Objectivos
1- Consolidar a relação som [s] e as letras que o representam;
2- Treinar a memória visual;
3- Associar o som [s] às diferentes grafias.
Material
Cartões com imagens com o som [s];
Para a construção deste loto de sons foram utilizadas 54 imagens diferentes com o som [s] e com grafias diferentes.
Conjunto de palavras com os nomes das imagens (1 conjunto por cada cartão com imagens);
Um conjunto de palavras para colocar no saco do “ cantador"

Antes de iniciar o jogo, os alunos elaboraram uma lista de palavras com o referido som.

Organizam essa lista de palavras nas diferentes categorias.

São distribuídos aos alunos/grupo um cartão com várias imagens com o som [s] e um conjunto com as diferentes palavras das imagens.



A um aluno é atribuída a função de cantador que, vai tirando do saco um cartão com uma palavra e canta-a.

Os alunos procuram o cartão com a palavra cantada e fazem-no corresponder à imagem respectiva.
Ganha o grupo que mais rapidamente conseguir preencher o cartão.
Quando termina o aluno/grupo diz “ Singo”.





No final os alunos realizam uma sopa de palavras, onde tem de encontrar as palavras do jogo.

Sem comentários: