sábado, março 14, 2009

Desenvolvimento da consciência linguística
Classificação das palavras quanto à pronúncia, grafia e significado (palavras homófonas, homónimas, homógrafas e parónimas)

Leitura, pela professora, do poema “Peguei na serra da Estrela” da Luísa Ducla Soares. Apresentação do poema numa cartolina e devidamente ilustrado.

Exploração oral do poema destaque das palavras com a mesma grafia e com o mesmo som mas com significado diferente.
Com base no destaque destas palavras os alunos chegam à noção da existência de palavras homónimas.
A professora encaminha os alunos à descoberta de outras palavras por ex. Colher (objecto) e colher (do verbo colher), os alunos verificam que estas palavras têm a mesma grafia, mas som e significado diferente – chamam-se homógrafas.
Continuam a descobrir outras relações – cozer e coser – verificam que estas têm o mesmo som, mas grafia e significado diferente – logo chamam-se homófonas.

No final a professora apresenta palavras que tem grafia e pronúncia semelhante, mas significado diferente, são as parónimas (comprimento e cumprimento).
Apresenta ainda um cartaz com os diferentes conceitos.

Os alunos visualizam no quadro interactivo uma apresentação em power point sobre os conceitos trabalhados na sala de aula.


Elaboram jogos interactivos para aplicação dos conhecimentos.


Na sala de aula - Ilustração do poema “Peguei na Serra da Estrela”
Elaboração de fichas de consolidação de conhecimentos.
1- Sublinhar as palavras homónimas nas frases. Completar as frases com os pares de homónimas. Descobrir palavras homónimas escondidas.
2- Completar as palavras homófonas com c ou s e com ç e ss.
3- Descobrir palavras homógrafas nas frases, sublinhar e ligar as frases correctamente.
4- Completar frases com palavras parónimas.
5- Reescrita

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