quinta-feira, maio 20, 2010

Actividade: Exploração da história “Os ovos misteriosos”
Desenvolvimento da consciência fonológica
Objectivos: Desenvolver a capacidade de identificar rimas;
Dividir palavras em sílabas.
Descrição da actividade: Conto e exploração da história “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares.
Os alunos ouviram a história lida pela professora ao mesmo tempo que acompanhavam a apresentação em PowerPoint. De seguida procedeu-se ao reconto da história feito por vários alunos e fez-se um levantamento das personagens, das acções desenvolvidas pelas mesmas e do espaço em que decorreram essas acções. Auscultados os alunos sobre a parte da história que tinham gostado mais, a turma foi unânime na escolha das quadras que descreviam os filhos da galinha.
Posteriormente foi-lhes solicitado que a cada imagem, filhos da galinha, associassem a quadra correspondente, através do recorte e colagem.
Depois foram realizadas outras actividades com vista à exploração da rima presente nas quadras. Foi-lhes solicitado que: desenhassem os animais (filhos da galinha);
Identificassem em cada quadra o nome do animal presente na gravura e a palavra que rimava com o seu nome;
Fizessem a leitura em voz alta e segmentassem as palavras em sílabas batendo uma palma para cada sílaba e contabilizassem o número de sílabas em cada palavra.
As quadras foram para trabalho de casa, para leitura, transcrição e memorização. No dia seguinte foram constituídos grupos que dramatizaram as quadras.
Declamação e dramatização das quadras.
Depois da dramatização seguiu-se o ditado mudo.
De seguida resolveram uma ficha com os seguintes exercícios: pintar um círculo por cada sílaba da palavra, contabilizar e separar as sílabas das palavras.
Actividade: Criar rimas
Desenvolvimento da consciência fonológica
Objectivos: Desenvolver a capacidade de criar rimas.
A docente iniciou a actividade fornecendo aos alunos um quadro, no qual estavam os nomes de todos os alunos da sala. A tarefa era retirar de um saco uma palavra, ler e descobrir com que nome rimava e completar o quadro.




Depois foi solicitado aos alunos que, em conjunto, descobrissem outras palavras que rimassem com os seus nomes.
De seguida, cada aluno, seleccionou a palavra que mais gostou e elaborou uma frase, na qual incluiu o seu nome e a palavra escolhida, tendo resultado no seguinte trabalho.
Depois das palavras, cada aluno elaborou uma frase com o seu nome e a palavra escolhida, tendo resultado no seguinte trabalho:
Actividade III

Actividade: (Re)construção silábica

Desenvolvimento da consciência fonológica
Objectivos: Trabalhar o reconhecimento de palavras a nível oral e escrito.
Nesta actividade foi sugerido aos alunos que completassem as palavras com as sílabas em falta, de forma a formarem nomes de meios de transporte, de frutos ou legumes e de animais.

Sem comentários: