A partir da observação da imagem da capa do livro, os alunos tentam descobrir a parte do título que está oculta, registando as suas ideias no quadro.
Visualizam o título original e comparam com os títulos sugeridos anteriormente.
Observam e comparam duas imagens, uma da cidade e outra da aldeia, debatem as diferenças e que profissões com elas estão relacionadas.
Observam e comparam duas imagens, uma da cidade e outra da aldeia, debatem as diferenças e que profissões com elas estão relacionadas.
Os alunos analisam o livro: exploração táctil e visual.
Identificam os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada.
Registam a informação numa ficha previamente elaborada.
Identificam os elementos paratextuais da capa, contracapa, lombada.
Registam a informação numa ficha previamente elaborada.
Ouvem a leitura das primeiras páginas, na voz da professora.
Caracterizam o Sr.Fortes a nível físico servindo-se do texto e da imagem, e o retrato psicológico servindo-se do texto e fazendo inferições.
Comparam duas imagens, uma do monte e outra do mar e preenchem o quadro de analogias entre o mar e o monte.
Caracterizam as três personagens e os espaços.
Caracterizam as três personagens e os espaços.
Na expressao musical - cantaram a canção do Sr. Fortes.
Realizam uma ficha de leitura
Discutem, oralmente, a resolução da ficha.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Reflectem sobre o trabalho desenvolvido.
Elaboram a ficha de autoavaliação.
Sem comentários:
Enviar um comentário